terça-feira, 25 de janeiro de 2011


O discurso do rei' lidera indicações ao Oscar e Brasil entra na disputa com 'Lixo extraordinário'

Publicada em 25/01/2011 às 12h48m
O Globo, com informações da AP
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 4,0
A atriz Mo'Nique e Tom Sherak, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, anunciam os indicados ao Oscar de melhor filme / AFP
RIO - Depois de ter saído do Globo de Ouro com apenas um prêmio - de melhor ator para Colin Firth - o drama britânico "O discurso do rei" é o líder em indicações ao Oscar 2011, concorrendo em 12 categorias. O longa disputa as principais estatuetas da premiação, como melhor filme, melhor roteiro original, melhor direção para Tom Hooper e melhor ator para Firth - considerado o favorito. O Brasil, que ficou de fora da disputa de melhor filme de língua estrangeira com "Lula, o filho do Brasil", garantiu sua presença na cerimônia deste ano com "Lixo extraordinário". O longa de de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão do Jardim Gramacho, concorre à estatueta de melhor documentário .
O anúncio dos indicados aconteceu na manhã desta terça-feira, em Los Angeles. A atriz Mo'Nique - vencedora do Oscar de atriz coadjuvante no ano passado - foi a apresentadora dos concorrentes. A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 27 de fevereiro, Kodak Theatre, em Hollywood.
Completamente ignorado pelo Globo de Ouro, a que não concorreu em nenhuma categoria, "Bravura indômita", refilmagem dos Irmãos Coen para o clássico do faroeste, é o segundo com mais indicações: são dez no total, incluindo filme, direção, roteiro adaptado, ator para Jeff Bridges e atriz coadjuvante para Hailee Steinfeld, de apenas 14 anos.
"Cisne negro", "O vencedor", "A origem", "Minhas mães e meu pai", "127 horas", "A rede social", "Toy Story 3" e "Inverno da alma" disputam com "O discurso do rei" e "Bravura indômita" o prêmio de melhor filme .
Colin Firth em 'O discurso do rei' / Divulgação
O Oscar deste ano promete ser um duelo entre dois favoritos: ''O discurso do rei" e ''A rede social'. O longa de David Fincher recebeu oito indicações levou a melhor no Globo de Ouro e recebeu os principais prêmios da crítica especializada, enquanto o drama de Tom Hooper mostrou sua força no último fim de semana ao conquistar o PAG, troféu do Sindicato dos Produtores, cujos vencedores frequentemente levam o Oscar de melhor filme.
Entre as surpresas deste ano, está o fato do cineasta Christopher Nolan, de "A origem", ter ficado de fora da corrida pelo troféu de melhor direção, disputada por Darren Aronofsky, de ''Cisne negro''; David O. Russell, de ''O vencedor''; Tom Hooper, de ''O discurso do rei''; David Fincher, de ''A rede social''; e Joel Coen e Ethan Coen, de "Bravura indômita''. "A origem concorre a oito Oscars, entre eles de melhor filme e melhor roteiro original.
Outro fato inesperado foi a inclusão do singelo filme francês "O mágico" na categoria de melhor animação em longa-metragem, ao lado dos arrasa-quarteirões americanos "Toy story 3" e "Como treinar seu dragão".
Duas categorias são consideradas "barbadas". Especialistas consideram certeira a entregas das estatuetas de melhor ator para Firth, por "O discurso do rei", e de melhor ator coadjuvante para Christian Bale, por "O vencedor" - ambos já levaram para casa o Globo de Ouro.
A corrida por melhor ator inclui ainda Javier Bardem, por ''Biutiful''; Jeff Bridges, por ''Bravura indômita''; Jesse Eisenberg, por ''A rede social'' e James Franco, por ''127 Horas''. Além de concorrer a uma estatueta, Franco terá mais um desafio na noite do Oscar: ele será mestre de cerimônia ao lado da atriz Anne Hathaway, de "Amor e outras drogas", recentemente anunciada como a nova Mulher Gato .
Já na categoria de melhor atriz, a disputa promete ser acirrada entre Annette Bening por "Minhas mães e meu pai", que levou o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, e Natalie Portman por ''Cisne negro'', que ganhou o mesmo prêmio na categoria dramática. Nicole Kidman por ''Reencontrando a felicidade''; Jennifer Lawrence por ''Inverno da alma''; e Michelle Williams por ''Namorados para sempre'' completam a lista.
Com "Lula, o filho do Brasil" fora da disputa, a categoria de melhor filme de língua estrangeira tem como concorrentes o mexicano "Biutiful", de Alejandro Gonzalez Inarritu - que rendeu ao espanhol Javier Barden uma indicação a melhor ator -; o grego ''Kynodontas'', de Yorgos Lanthimos; o argelino "Fora da lei", de Rachid Bouchareb; o canadense ''Incêndios'', de Denis Villeneuve; e o dinamarquês ''Em um mundo melhor'', de Susanne Bier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário