Depois de dias de indecisão e confrontos violentos na capital Manama, a organização do GP do Bahrein anunciou, nesta segunda-feira, o cancelamento da corrida que abriria o Mundial 2011 da F-1. Órgão regulador da categoria, a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) apoiou a decisão dos organizadores bareinitas.

"A Federação Internacional de Automobilismo apoia a decisão da Federação de Automobilismo do Bahrein e do Circuito Internacional do Bahrein em adiar o primeiro GP programado de 2011, que aconteceria entre os dias 11 e 13 de março", declarou a entidade, por meio de comunicado oficial.

"A decisão é resultado da colaboração entre a FIA, Formula One Managment (FOM), a Federação de Automobilismo do Bahrein e o Circuito Internacional do Bahrein", acrescentou.

A FIA considerou a medida um adiamento ao invés de um cancelamento propriamente dito, deixando em aberto a possibilidade de o GP do Bahrein ser encaixado ao longo do Campeonato Mundial.

O circuito de Sakhir, que seria a sede também dos últimos testes antes do Mundial, cedeu seu lugar a Barcelona, que receberá a última bateria da pré-temporada entre os dias 8 e 11 de março. Com o adiamento da etapa do Bahrein, o Grande Prêmio da Austrália, marcado para o dia 27 de março, abrirá a temporada 2011 da F-1.