sábado, 12 de março de 2011

Problemas renais são agravados pela falta de prevenção, diz SBN

Ao todo, 90 mil brasileiros fazem hemodiálise

10/03/2011 - 17:23
EPTV
Alterar o tamanho da letra A-A+

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
A falta de exames de prevenção faz com problemas renais se agravem, obrigando muitos a fazer hemodiálise. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 90 mil brasileiros fazem o tratamento e 10 milhões têm algum problema de funcionamento nos órgãos.
Ainda de acordo com a instituição, 60% das pessoas que têm problemas não sabem e mais da metade dos pacientes que fazem hemodiálise morrem de doenças cardíacas.
Por isso, no dia mundial do rim, o tema da campanha deste ano é "Proteja seus rins, salve seu coração". “Quando você tem perda no funcionamento dos rins, você começa a lesar a parte vascular”, disse o nefrologista Wagner Santhacatarina.
A maior dificuldade em identificar as doenças renais é a demora no surgimento dos sintomas. O rim só dá sinais de que não está bem quando 30% do órgão deixar de funcionar.
Por isso, é importante fazer exames de prevenção, principalmente quem tem diabetes, pressão alta ou é obeso. “O principal exame é o de urina I para detectar sangramento urinário ou perda de proteína”, disse Santhacatarina.
Tratamento na região
Em São Carlos, o tratamento de hemodiálise é feito na santa casa, onde são atendidos 174 pacientes. Não há fila de espera.
Em Araraquara, tem um serviço privado que faz a hemodiálise. Atualmente são 243 pacientes em tratamento e não há fila. Caso o paciente tenha indicação médica, a entrada no serviço é imediata.
Em Leme, a hemodiálise é feita na santa casa, onde são atendidos 54 pacientes e também não há fila de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário